30 de jun. de 2011

Grandes parceiras da Arno Nienow









A Festa Junina (Julina) se aproxima e as atividades são muitas. Então, num clima alegre, descontraído, extra-classe, uma turminha se dispôs a ajudar nos preparativos. Tudo por uma causa nobre: o bem da Escola. Estamos gratos pelo gesto!

Conquistas no Handebol Mirim








A modalidade HANDEBOL MIRIM FEMININO E MASCULINO, da 14ª OLIMPÍADA ESCOLAR DE DOIS IRMÃOS, 2011, ocorreu dia 27 de junho, nos ginásios da Escola Arno Nienow e da Albano Hansen. As duas categorias conquistaram o 1º lugar. Parabéns a todos os envolvidos (professores e atletas)!

28 de jun. de 2011

Lançamento IV Multifeira












Tendo como eixos temáticos: 1. Sustentabilidade e 2. Mudanças climáticas: prevenção e risco de desastres, a Comissão (professores Júlio, Carla, Cecília, Leonéia, Maria, Marla e Fábio) da Multifeira fez, hoje, dia 28 de junho, o lançamento do evento científico aos educandos da escola. Na oportunidade, o professor Júlio oportunizou uma reflexão por meio de vídeo. Além disso, professores e alunos debateram os seguintes aspectos: que é Ciência? Tecnologia? (a-b-c&t-ização;- o que é ser cientista? (resolver problemas/buscar soluções);- como ela(s) podem ajudar: i. na Educação Básica (competências)?;ii. no mundo do trabalho(empregabilidade)?; iii. na comunidade (sustentabilidade)?. Verificaram, também, que Feiras Ciências são o resultado de uma ação planejada e coordenada, não-descolada da realidade (necessidades da comunidade) nem da sala de aula (currículo); é a "pesquisa inserida no Projeto Político Pedagógico e no currículo da escola”. Também foram detalhadas as concepções: cultura para comunidade?;competências para o mundo do trabalho (metodo, pesquisa e tecnologia, informação)?; - necessidades da comunidade (saber/fazer);- sustentabilidade:resíduos.

Educação Especial















A aluna Jaqueline Heineck Machado é estudante do 7º ano da EMEF Arno Nienow, também frequenta a Sala de Recursos. Além disso, faz trabalho voluntário na biblioteca da escola que é um lugar que adora estar. Entre os afazeres que foram sugeridos a fazer, verificou-se que tem muita habilidade para o recorte. Sugerimos que nos auxiliasse a fazer o recorte de material em EVA, que são partes de um estojo, em forma de Sapo e onde usaríamos material reciclável. Ela topou o desafio e mostramos o produto final do trabalho. Ela presenteou a diretora, a pedagoga e também entregou um estojo na secretaria da escola. Em outra oportunidade, também entregará estojo na biblioteca e na sala dos professores. A aluna é muito solícita e participativa.


Outro aluno que merece destaque é Marcelo Staudt, estudante do 7º ano da EMEF Arno Nienow, participa da Sala de Recursos, está inserido no mercado de trabalho, onde tem dois empregos. Um deles é na empresa Móveis Ferrari e outro no Supermercado Sorriso. Ele também participa de um coral no bairro e joga futebol com seus colegas de trabalho às quartas-feiras. Em meio a todos os seus compromissos, lançamos um desafio ao aluno. Perguntamos se ele gostaria de fabricar algum material em madeira e ele topou. Ele chegou à conclusão que faltava uma mesinha no hall de entrada na escola. Então fizemos as medições, falamos com seu empregador, onde foi feita a parceira nos materiais utilizados. Ele mediu a madeira, um colega cortou para ele, pois isso ele ainda não faz. Montou a mesinha e a trouxe para escola, orgulhoso do seu trabalho. Ela está embelezando ainda mais o visual do hall de entrada e é admirada por todos que ali passam.

Uma das grandes alegrias do aluno Ariel Bielski, estudante do 4º ano da EMEF Arno Nienow, que participa da Sala de Recursos e também do Projeto Global, foi ser convidado para ser integrante da Banda Escolar. Ele gosta muito de brinquedos e instrumentos musicais e comemora dizendo para todos que por ele passam que irá participar da banda. Hoje foi sua primeira aula na sala reformada, que ele achou muito linda! Ele também disse gostar muito dos jogos novos que a Escola adquiriu. Brincou com quebra-cabeça progressivo, Quebra-gelo e o jogo Monte certo. Ele relata que sente-se bem nos momentos em que frequenta a Sala de Recursos e sempre quando encontra a professora pergunta quando ele irá de novo.

É muito gratificante trabalhar com a modalidade de Educação Especial, pois os progressos que eles mostram são comemorados como grandes conquistas e reconhecidos por muitos do meio escolar onde estão inseridos, Carmen Luiza Riva, professora as Sala de Recursos Multifuncionais.

Pra quem ou pra que você tira o chapéu?
























Reunião Junina
Na última quarta-feira, dia 22/06/11, a reunião pedagógica foi repaginada... Ao chegarmos, fomos recebidos com quitutes de Festa Junina: quentinho e chimarrão ao som de um gostoso forró. Após esse deleite, a diretora leu um lindo texto “Tempo é ternura” de Fabrício Carpinejar. Em seguida, fomos convidados a participar da brincadeira “Dança da cadeira”. Os que eram desclassificados dirigiam-se à frente do grupo e tinham que dizer se tiravam o chapéu para os projetos e setores citados da escola. Também foram feitas algumas breves combinações sobre Multifeira e Festa Julina. Essa maneira dinâmica de fazer a reunião foi divertida e avaliamos alguns setores e projetos da escola, ou seja, ‘brincamos de falar sério’, aquecemos o coração e saímos da reunião leves e alegres, rumo ao merecido feriadão.

Consumo consciente





















Dia 10 de junho, os alunos da Educação Infantil ao 9° Ano tiveram um momento de reflexão sobre as questões ambientais, sobre consumo consciente. A srª Carmen, palestrante, destacou a contaminação da água e do solo pelo óleo de cozinha. No entanto, se bem aproveitado pode se transormar em sabão. Também, o que pode ser produzido com o plástico, telha, por exemplo, e com o papel.

21 de jun. de 2011

Estudando animais invertebrados












Os alunos da turma 31 tiveram uma aula prática sobre os animais invertebrados. Através da manipulação dos próprios animais, puderam conhecer estruturas importantes presentes nos animais e, ao mesmo tempo, entraram em contato com os mesmos e compreenderam sua importância na nossa vida, porque "a teia da vida conecta todos os seres. O que acontece com um reflete no outro."Nessa faixa etária as crianças são curiosas e se interessam muito por novidades, por meio das curiosidades vão surgindo novas ideias para as aulas.