3 de jul. de 2012

" PROJETO DE ESTUDOS - CIÊNCIAS "


Unidade de Estudo: Meio Ambiente

Eixo-Temático: Meio ambiente e responsabilidade sócio-ambiental

Data: 26 de junho de 2012

Tema Integrador:

Se a água é mesmo tão importante para nós... E se todos têm que ajudar a preservá-la, como podemos contribuir, na nossa escola ou comunidade, com ideias ou ações que ajudem as pessoas a usá-la de forma sustentável”? 

 










O Projeto de Estudo: Qualidade da Água do Arroio Feitoria, abordando os conteúdos curriculares previstos na unidade Seres Vivos e Ambiente, vem sendo realizado com o 6º ano do Ensino Fundamental a partir deste tema-integrador acima.




Organizados em grupos, os alunos fizeram observações e registros em numa ficha de observação de indicadores ecológicos da Área de Preservação Permanente de mata ciliar do entorno do Arroio Feitoria. 


 

A seguir, assistiram a coleta e análise da transparência e do pH da água (dois parâmetros básicos de avaliação da qualidade da água) realizada pelo Prof. Júlio de Ciências Naturais naquele ponto do curso d'água, com recursos técnicos simples como uma pedra branca amarrada a um barbante e um papel tornassol vendido em kits para análise da água de piscinas. 

  Neste dia, os alunos surpreenderam-se com o forte cheiro de esgoto na água, apesar da considerável transparência e ausência de cor da água neste trecho do Arroio Feitoria...

Nenhum comentário:

Postar um comentário