5 de jun. de 2014

3º ANO - TABUADA




INICIANDO A MULTIPLICAÇÃO



Professora: Katia Francini Kolling


Sabemos que o aprendizado da tabuada, no ensino básico, é uma das maiores dificuldades que os alunos encontram no processo da aprendizagem. O grande número de alunos que cometem erros de cálculos durante a resolução de atividades preocupa os docentes, na maioria dos casos, causa certa aversão aos alunos pela matéria. Pensando nisso, iniciei com a turma do 3º ano, o estudo da multiplicação com material concreto.
Segundo os estudos de Jean Piaget, a criança começa a realizar as operações aritméticas valendo-se da manipulação de objetos. Esse contato permite a elas a realização do raciocínio abstrato. Porém, não significa que a criança irá compreender um determinado conceito somente a partir da visualização. O entendimento esta sujeito às ações e as atividades que auxiliem essa compreensão. O material concreto é hoje um recurso didático que vem merecendo destaque para as questões de ensino-aprendizagem. Além de trazer o interesse para o aluno ele vem proporcionar uma aula mais dinâmica, fazendo o educando se envolver com o conteúdo tratado.
Sendo assim, cada aluno sorteou um cálculo de multiplicação, devendo representar cada conjunto por uma folha de papel e em cima de cada folha colocar a quantidade de palitos estabelecidos no cálculo. Exemplo: 4x3 são 4 grupos com 3 palitos em cada grupo. Em seguida, a criança somava as quantidades e encontrava o resultado. Os alunos compreenderam o processo da multiplicação, estabelecendo relações com a adição e com situações do seu cotidiano. Foi uma forma simples, mas lúdica e prazerosa de aprender e desenvolver o raciocínio lógico-matemático.
          Em seguida algumas fotos da atividade realizada com os alunos do 3º ano:









Postagem Profª Rejani Butzen

Nenhum comentário:

Postar um comentário