26 de set. de 2014

SALA DE RECURSOS

Trabalhando com poesias

          Todo poema é uma lição de como viver bem. Eles nos alimentam a sensibilidade, aumentam a vontade de cantar, de dançar, de ser feliz como se deve ser. Quem lê poesias vive menos cansado das coisas difíceis da vida. A poesia acalma e faz bem. Ela entusiasma, colore, espanta as dores do peito, traz a luz que falta ao mundo, ela completa nossas expectativas, alivia a pressão. Os poemas tornam os homens bons, tornam as mulheres mais belas e as crianças mais felizes. É a combinação perfeita para o mundo melhorar. Todos deveriam ler uma poesia pela manhã. Assim, o dia seria mais ensolarado e as coisas menos difíceis. Sem os poemas, os homens perdem a esperança, ficam fechados em seu mundo particular, esquecendo até como sorrir. Esquecendo-se de olhar o céu e de admirar o que é belo. Tudo isso porque a poesia celebra a vida e seus sabores.
         Tendo em vista tudo o que lemos acima, trouxe para meus alunos conhecerem o livro Parque Di versos, do poeta Carlos Fernando Leser. Meus alunos têm necessidades educacionais especiais e a estes que mostrei o livro, ainda não sabem ler. Então li as poesias para eles, eles repetiam elas para mim. Falaram o que entenderam, depois coloriram imagens que tinham a ver com o que foi lido, recortaram e colaram ao lado dos versos. Fizemos poesias ilustradas.  Os resultados podemos ver a seguir:
               O livro inspirador:
               A aluna Letícia F. Weber trabalhou a poesia Lê Gumes, que combina com seu nome
               Já a Mônica S da Silva, a poesia Cores e flores que ela mesma ilustrou
              O Patrick A dos Santos, a poesia Sumindo
              E o aluno Ariel Bieleski a clássica poesia Borboletas.


O livro inspirador

A aluna Letícia F. Weber trabalhou a poesia Lê Gumes,
que combina com seu nome


 Mônica S da Silva, a poesia Cores e flores 
que ela mesma ilustrou
   
O Patrick A dos Santos, a poesia Sumindo
      
Ariel Bieleski a clássica poesia Borboletas

Texto: Professora Carmem Riva

Postagem: Professora Rejani Butzen

Um comentário:

  1. Me emocionei muito quando fiquei sabendo que o meu livro inspirou estes trabalhos tão bonitos realizados por crianças com necessidades educacionais especiais. Me emocionei por ter a certeza de que o encontro deste meu livro com professores que o transformam em arte e novas possibilidades consegue gerar ilimitada luz. Grato professora Carmen Riva por proporcionar a estes seus alunos a minha poesia.

    ResponderExcluir