12 de dez. de 2014

Projeto de Contação de Histórias



Projeto de Contação de Histórias

Professora Conselheira: Ester Reichert
9º ano  /   2014
Alunos Participantes:
Alan Felipe Wendling,Alan Vinicius Hahn,Gracieli Luft, Carlos Eduardo Machado,
Sara de Oliveira Fanfa,Tania Backes e Luana Nunes.

Relato da experiência
Os alunos do 9º ano se inscreveram no premio Prêmio RBS de Educação – Para Entender o Mundo, por meio do site www.premiorbsdeeducacao.com.br, um relato de prática com a descrição detalhada de uma ação de mediação de leitura vivida com alunos.
Prepararam um projeto de leitura e interpretação, focando na contação de histórias. Depois de pronto, revisado, o projeto foi inscrito no site da RBS.
Foi elaborado também um currículo ,sendo que cada aluno construiu o seu, para que junto com o projeto pudessem vivenciar um ensaio para o mercado de trabalho.
Os alunos  tiveram uma preparação para aprenderem a contar histórias para crianças na faixa de 6 anos. Depois que estavam mais confiantes, escolheram a história “ Chapeuzinho da cadeira de rodas Vermelho”. Como  a escola possui diversas inclusões e esta história trata de uma cadeirante, os alunos acharam que seria adequada ao momento de leitura, mediação e interpretação, realizado na biblioteca.
Num primeiro momento, organizaram uma roda com as crianças sentadas, explicaram sobre o autor e iniciaram a contação da história. As crianças ficaram atentas e num segundo momento, foram feitas perguntas sobre a história e o que mais se destacou. Os alunos do 9º ano acreditam  ter mediado e interpretado a leitura, deixando claro os objetivos e prendendo a atenção dos pequenos. Esta  narração rendeu um certificado de trabalho voluntário que será anexado ao currículo, sendo a primeira experiência no referido trabalho.
A moral da história e o aprendizado que esta deixou aos contadores e  ouvintes, foi que mesmo tendo alguma  deficiência física, é preciso obedecer aos pais e ter um tratamento igualitário, pois somos todos iguais.
Texto: Berenice Ody  -Pedagoga







Postagem: Profª Rejani


Nenhum comentário:

Postar um comentário