27 de ago. de 2014

SALA DE RECURSOS

Trabalhando com blocos lógicos


          A Geometria exige uma maneira específica de raciocinar, explorar e descobrir, fatores que desempenham importante papel na concepção de espaço pela criança. As figuras geométricas mais conhecidas pelos alunos são o quadrado, o retângulo, o triângulo e o círculo que são trabalhadas desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.  Nas classes de educação infantil, os blocos lógicos, pequenas peças geométricas, criadas na década de 50 pelo matemático húngaro Zoltan Paul Dienes, são bastante eficientes para que os alunos exercitem a lógica e evoluam no raciocínio abstrato. Foram utilizados de modo sistemático com crianças pelo psicólogo russo Vygotsky (1890-1934), quando ele estudava a formação dos conceitos infantis.
     Eles facilitarão a vida dos alunos nos futuros encontros com números, operações, equações e outros conceitos da disciplina.  Sua função é dar aos alunos idéias das primeiras operações lógicas, como correspondência e classificação. Essa importância atribuída aos materiais concretos tem raiz nas pesquisas do psicólogo suíço Jean Piaget (1896-1980). Segundo Piaget, a aprendizagem da Matemática envolve o conhecimento físico e o lógico-matemático. No caso dos blocos, o conhecimento físico ocorre quando o aluno manuseia, observa e identifica os atributos de cada peça. O lógico-matemático se dá quando ela usa esses atributos sem ter o material em mãos (raciocínio abstrato).
·         Pretende-se de maneira geral, com este trabalho, fazer o reconhecimento das peças, relacioná-las em outros objetos, materiais e espaços. E, de maneira mais específica, nomeá-las, classificá-las por cor, forma, tamanho e espessura. Fazer criações e montagens livres e dirigidas, jogos e relações.
                A seguir algumas sugestões que podem ser trabalhadas utilizando-se os blocos lógicos: explorar manualmente de maneira livre, fazer montagens livres com blocos, nomear as peças, as cores, a espessura e o tamanho, separar por cor, forma, tamanho e espessura, perguntar sobre determinada forma, exemplo retângulo, e onde podemos encontrar essa forma na sala de aula, mochila, natureza, imitar uma sequência sugerida, construir um trenzinho, árvore, boneco, casa, caminhão, pegar uma peça de tal cor(azul), de tal forma(triangular), de tal espessura(fina) e de tal tamanho(pequena). jogar dominó com os blocos utilizando critério de forma, um coloca uma peça triangular e o outro tem que colocar uma peça triangular também. Depois, pode-se mudar o critério para cor, e assim sucessivamente...

·             Imagens de trabalhos desenvolvidos com alunos com necessidades educacionais especiais:

Letícia Fernanda Weber
Ariel Bielski

Patrick Ariel da S. dos Santos



Professora: Carmen Luiza Riva
Sala de recursos multifuncional EMEF Arno Nienow



Postagem: Professora Rejani Butzen

Nenhum comentário:

Postar um comentário