27 de ago. de 2014

TURMA 22

Relato de prática com fantoches

Todos nós sabemos da importância de se incentivar a leitura desde os primeiros anos de vida de uma criança, mesmo porque toda criança nasce em contato com o letramento.Quando essas crianças chegam à sala de aula precisam ser estimuladas a continuarem esse processo de letramento.
        Partindo desse princípio trabalhei o livro O dragão comilão de Rosana Rios explorando a importância das palavras para a comunicação e produção de novas histórias.
        Primeiramente foi contada a história com auxílio do livro, onde pude observar a curiosidade e atenção dos alunos. Após os alunos foram desafiados a organizar a história em frases.
      O ponto alto do trabalho foi à confecção do fantoche do dragão da história com material reciclável (caixinhas de leite). Foi um trabalho prazeroso onde cada aluno caracterizou e montei seu próprio dragão. Além  de estimular muitos sentidos,  a brincadeira começou antes de o próprio brinquedo ficar pronto.
     Num segundo momento em duplas, os alunos montaram uma peça de teatro usando os fantoches confeccionados seguindo a idéia das três palavras da historia original: Era uma vez.... e em seguida apresentaram os mesmos aos outros colegas.
       Incentivei os alunos a explorarem todos os movimentos dos dedos, mãos braços criando uma atmosfera do conhecimento do próprio corpo.
     Pude observar que o trabalho com fantoches  facilita  o processo de ensino aprendizagem das crianças, expandindo assim seu universo social, cultural e emocional.





Professora Cristina Knob

Postagem: Professora Rejani Butzen

         


Nenhum comentário:

Postar um comentário