Relato de prática com
fantoches
Todos nós sabemos da importância
de se incentivar a leitura desde os primeiros anos de vida de uma criança,
mesmo porque toda criança nasce em contato com o letramento.Quando essas crianças chegam à sala de aula
precisam ser estimuladas a continuarem esse processo de letramento.
Partindo desse princípio
trabalhei o livro O dragão comilão de Rosana Rios explorando a importância das
palavras para a comunicação e produção de novas histórias.
Primeiramente foi contada a história com auxílio do livro, onde pude
observar a curiosidade e atenção dos alunos. Após os alunos foram desafiados a
organizar a história em frases.
O ponto alto do trabalho foi à
confecção do fantoche do dragão da história com material reciclável (caixinhas
de leite). Foi um trabalho prazeroso onde cada aluno caracterizou e montei seu
próprio dragão. Além de estimular muitos sentidos, a brincadeira
começou antes de o próprio brinquedo ficar pronto.
Num segundo
momento em duplas, os alunos montaram uma peça de teatro usando os fantoches
confeccionados seguindo a idéia das três palavras da historia original: Era uma
vez.... e em seguida apresentaram os mesmos aos outros colegas.
Incentivei os
alunos a explorarem todos os movimentos dos dedos, mãos braços criando uma
atmosfera do conhecimento do próprio corpo.
Pude observar que o trabalho com
fantoches facilita o processo de ensino aprendizagem das crianças,
expandindo assim seu universo social, cultural e emocional.
Professora Cristina Knob
Postagem: Professora Rejani Butzen
Nenhum comentário:
Postar um comentário